SPITZ ALEMÃO (LULU DA POMERÂNIA)

 

O famoso Spitz Alemão é popularmente também chamado de Lulu da Pomerânia. Uma raça de cães muito antiga que só recentemente teve suas origens reconhecidas. O Spitz Alemão precisa de bastante cuidados para manter um pelo bonito e bem tratado, por isso considere escovações frequentes. Essa é uma raça extremamente dócil que é considerada ótima para cão de companhia.

 

ORIGEM

 

A Pomerânia, que deu nome popular dos cães, é uma região da Alemanha de onde a raça teve origem. Os ancestrais do Spitz Alemão vieram da Islândia e da Lapônia, porque eram cães de puxar trenó levados para a Inglaterra no século XIX pela Rainha Vitória.

De lá pra cá a raça foi muito difundida na Europa e nos Estados Unidos. Inclusive, um Spitz Alemão foi companheiro de Mozart, em Viena, enquanto o músico criava à suas músicas.

Os spitz primitivos eram grandes e pesados, fazendo o trabalho de conduzir gado. Mas com o tempo eles foram criados cada vez mais leves e com mais pelos, até se tornarem o que hoje é reconhecido como Spitz Alemão Anão.

 

CARACTERÍSTICAS

 

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos;

Alimentação com ração super premium, servida 2 vezes ao dia.

Os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, feita paraficar externamente ao abundante subpelo. Particularmente impressionante é o forte tipo de juba ao redor do pescoço (“rufo”) e a espessa cauda atrevidamente portada sobre o dorso. A cabeça de raposa com olhos alertas e as pequenas orelhas pontudas, inseridas próximas uma da outra, dão ao Spitz sua característica única, uma aparência atrevida.

Os cães da raça Spitz Alemão tem um temperamento alegre, extrovertido e muito brincalhão. Uma raça muito aventureira e segura de si mesma, que pode se tornar bastante apegada ao seu tutor. O Spitz Alemão é bastante inteligente, então precisa de estímulo com brincadeiras e objetivos que incentivem esse desenvolvimento psicológico.